Uma pergunta extremamente comum, e que sempre gera grande debate em reuniões de condomínios.
Na verdade não existe um modelo específico de lixeira, existe sim algumas regras com relação ao armazenamento, manuseio e cuidados com o lixo.
É preciso primeiramente criar as Regras Gerais de Utilização e Funcionamento das Lixeiras no Edifício.
Vou relacionar alguns procedimentos com relação à utilização das LIXEIRAS que são fundamentais:
A. SEMPRE procure embalar o lixo em sacolas resistentes e que não estejam rasgadas ou furadas, para evitar que espalhem sujeira. Todo o LIXO e outras varreduras deverão ser colocados na lixeira, devidamente embrulhados em sacos plásticos lacrados apropriados para esse fim, de modo a não respingar nem sujar os corredores no trânsito entre o apartamento e a lixeira, nos compartimentos próprios de cada pavimento;
B. LIXO ou OBJETOS DESCARTADOS de DIFÍCIL compactação ou de GRANDE VOLUME deverão ser colocados diretamente no "container" ou "Armazém de Lixo" localizado no térreo do prédio;
C. As PORTAS de entrada dos compartimentos de lixo deverão ser mantidas SEMPRE FECHADAS;
D. Deverá ser observada a COLETA SELETIVA, caso houver esse sistema.
F. Em caso de reforma na unidade, não jogue restos de materiais de construção ou entulho no lixo comum. O ideal é contratar um serviço especializado para o recolhimento desse material.
G. JAMAIS transporte lixo no elevador social, o cheio desagradável demora a sair de um local com pouca ou sem ventilação.
H. Vidros, metais e outros objetos que podem causar alguma lesão devem ser cuidadosamente embalados em jornal e, se possível, colocados em uma caixa de papelão separado dos demais materiais.
I. A separação do lixo para a reciclagem ajuda o meio ambiente e reduz a quantidade na cidade. Adote novos hábitos e separe seu lixo.
J. Não acumule lixo no apartamento. Organize-se para que o lixo seja sempre retirado nos mesmos dias da semana, por exemplo. Se depositá-lo na lixeira comum virar um hábito, ficará mais difícil se esquecer e causar transtornos para você e seus vizinhos.
Dra. Patrícia Moreno
Síndico Profissional e Assessoria Jurídica Imobiliária
Nenhum comentário:
Postar um comentário