Critérios para
Classificação
para Empresas
de Segurança em Condomínios Residenciais, Comerciais ou Mistos
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Patrícia
Pereira Moreno - ME
CNPJ: 20.433.775/0001-68
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Os Critérios para
Classificação das Empresas de Segurança
No
Brasil a questão SEGURANÇA é um dos temas principais para o momento da decisão
de compra ou locação.
Isso porque o Brasil é um país relativamente
inseguro, e mesmo para os mais otimistas, as estatísticas dos últimos dez anos
fazem ser grande a sensação de desilusão na procura por um local SEGURO.
Cada
empreendimento deve construir um identidade própria na questão da segurança
patrimonial, e jamais buscar um padrão ou um pacote pronto com itens de
segurança.
Muitos itens são variáveis cruciais na
decisão da implantação de um sistema ou contratação de uma empresa, que passam
desde a tipografia e tipologia do local, assim como questões sociais e
histórico criminal da região.
De
certo que o sucesso de uma implantação de um sistema ou contratação de uma
empresa depende do esforço de um grupo dedicado e direcionado valorizando a
capacidade construir alianças, planos e procedimentos para o melhor cuidado com
o patrimônio e respeito com as pessoas que circulam, trabalham e moram no determinado
empreendimento.
Criar
uma série de processos, rotinas diárias e listas de verificações (checklist) que
devem respeitar a capacidade e disponibilidade, ajudando à estruturar a
execução de tarefas rotineiras aliando as organizações contratadas para compor
a SEGURANÇA de forma sistêmica e sustentável.
Quando
pensamos em empresas especializadas de segurança privada ou patrimonial, seja
para criação de um projeto como para implementação de processos profissionais,
é preciso estar atendo para terceirização dessa atividade, ou criação de um
formato orgânico (próprio/ sistema CLT.).
Qualquer especialista irá indicar que
se procure trabalhar com empresas que possuem maior experiência no mercado, e
que já esteja avançadas em sua curva de aprendizado, proporcionando maior
excelência na execução das tarefas.
Assim, alguns pontos são fundamentais
para construir uma decisão assertiva;
1.
Escolha
da empresa de segurança:
a.
Avaliação
da instituição prestadora de serviço
b.
Garantia
dos processos de segurança
c.
Garantias
da organização
d.
Histórico
da Empresa
e.
Localização
das bases operacionais da empresa
f.
Velocidade
de reposição de faltas e frequência
g.
Velocidade
de atendimento dos supervisores.
h.
Quem
são os sócios
i.
Quais
os valores da empresa
j.
Serviços
de profissionais especializados
k.
Treinamento
da equipe e política de reciclagem
l.
Uso
da tecnologia, plano de modernização e eficiência
m.
Proposta
para investimentos nos processos internos
n.
Clientes
e referências (tempo em que a empresa presta serviços nos clientes)
o.
Aspectos
Legais: Lei 7102/83 e a Portaria
3233/2012
p.
Alvará
de Autorização publicado no Diário Oficial da União (validade anual)
2.
Certificados
e Certidões:
Fundamental
verificação de todas as obrigações legais da empresa e certificação de que se
encontra condições financeiras de liquidez.
Em
alguns estados, por exemplo São Paulo, deve se solicitar o CRS (Certificado de
Regularidade em Segurança) que é emitido pelo SESVESP (Sindicato das Empresas
de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de
Formação do Estado de São Paulo).
2.1
Certificado de Regularidade em Segurança (CRS): O Certificado de Regularidade
em Segurança é um documento emitido pelo SESVESP, entidade que promove integração
e fortalecimento das empresas e companhias de segurança. A meta é melhoria das
práticas dos profissionais da área, por meio de princípios éticos e morais
elevados. O Certificado de Regularidade em Segurança é a garantia de que os
serviços prestados serão executados por profissionais treinados e habilitados, com
um alto padrão de qualidade e por uma companhia de segurança bem capacitada e
legalizada.
3.
Consultas ONLINE:
a.
Policia
Federal site;
b.
Emissão
de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
c.
Emissão
Comprovante de Situação Cadastral no CPF dos sócios;
d.
Atestado
de Antecedentes fornecido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton
Daunt (IIRGD);
e.
Emissão
Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa
da União;
f.
Consulta
à Certidão Negativa de Débito (CND) / Certidão Positiva de Débito com Efeitos
de Negativa (CPD-EM);
g.
Consulta
ao Histórico do CRF concedidos nos últimos 24 meses, bem como a situação de
regularidade apurada na vigência da Circular CAIXA 204/2001;
h.
Consulta
Regularidade do Empregador – CRF ;
3.
VERIFICAÇÕES
PERIÓDICAS IMPORTANTES:
a.
Todo
o vigilante deve obrigatoriamente, a cada 2 anos, realizar cursos em academias
especializadas devidamente registradas na Polícia Federal em que, além de
treinamento específico, passam por testes psicológicos e são verificados
documentos que garantem a idoneidade do profissional.
b.
Todo
vigilante deverá sempre portar Cerificado Nacional de Vigilante (C.N.V.), documento
emitido pela Policia Federal que certifica que o vigilante está em dia com as
obrigações legais exigidas pela função.
4.
Uso
de Armamento:
a.
A
legislação sobre o porte de armas impõe obrigações rigorosas para as empresas
que trabalham com segurança privada. As armas devem estar registradas em um
sistema controlado pela Policia Federal ( SINARM) possuindo um número de
registro no referido sistema. E outro ponto importante é que as armas devem se
deslocar ao local de prestação após ser emitida uma Guia de Tráfego, que é um
documento exigido pela Policia Federal, garantindo a legalidade do armamento no
posto de serviço.
5.
Planejamento:
Todos
os processos e atividades de segurança devem ser previamente planejadas, documentadas
e disponibilizada de forma contínua. Um plano de segurança deve elaborar o
registro das tarefas a serem executadas, o número mínimo e recomendado de contingente
efetivo de vigilantes, controladores de acesso, líderes e agentes, assim como os
sistemas de alarme, controle de acesso e monitoramento que serão utilizados.
Contudo uma manual deve ser formalizado por escrito com todos os procedimentos,
facilitando o processo de treinamento e execução das atividades de seus
funcionários, onde alguns itens devem ser obrigatórios como;
5.1
Procedimentos de segurança adotados
5.2
Formato do controle de acesso
5.3
Planos de contingência
5.4
Postura do funcionário
5.5
Atendimento ao público
5.6
Plano de treinamento anual dos funcionários
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