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Dicas e Passos para escolher uma empresa de segurança para condomínios

Critérios para Classificação
para Empresas de Segurança em Condomínios Residenciais, Comerciais ou Mistos


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Patrícia Pereira Moreno - ME
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Os Critérios para Classificação das Empresas de Segurança

          No Brasil a questão SEGURANÇA é um dos temas principais para o momento da decisão de compra ou locação.


Isso porque o Brasil é um país relativamente inseguro, e mesmo para os mais otimistas, as estatísticas dos últimos dez anos fazem ser grande a sensação de desilusão na procura por um local SEGURO.


          Cada empreendimento deve construir um identidade própria na questão da segurança patrimonial, e jamais buscar um padrão ou um pacote pronto com itens de segurança.


Muitos itens são variáveis cruciais na decisão da implantação de um sistema ou contratação de uma empresa, que passam desde a tipografia e tipologia do local, assim como questões sociais e histórico criminal da região.


          De certo que o sucesso de uma implantação de um sistema ou contratação de uma empresa depende do esforço de um grupo dedicado e direcionado valorizando a capacidade construir alianças, planos e procedimentos para o melhor cuidado com o patrimônio e respeito com as pessoas que circulam, trabalham e moram no determinado empreendimento.


          Criar uma série de processos, rotinas diárias e listas de verificações (checklist) que devem respeitar a capacidade e disponibilidade, ajudando à estruturar a execução de tarefas rotineiras aliando as organizações contratadas para compor a SEGURANÇA de forma sistêmica e sustentável.


     Quando pensamos em empresas especializadas de segurança privada ou patrimonial, seja para criação de um projeto como para implementação de processos profissionais, é preciso estar atendo para terceirização dessa atividade, ou criação de um formato orgânico (próprio/ sistema CLT.).


Qualquer especialista irá indicar que se procure trabalhar com empresas que possuem maior experiência no mercado, e que já esteja avançadas em sua curva de aprendizado, proporcionando maior excelência na execução das tarefas. 


Assim, alguns pontos são fundamentais para construir uma decisão assertiva;

1.     Escolha da empresa de segurança:
a.     Avaliação da instituição prestadora de serviço
b.     Garantia dos processos de segurança
c.     Garantias da organização
d.     Histórico da Empresa
e.     Localização das bases operacionais da empresa
f.      Velocidade de reposição de faltas e frequência
g.     Velocidade de atendimento dos supervisores.
h.     Quem são os sócios
i.       Quais os valores da empresa
j.       Serviços de profissionais especializados
k.     Treinamento da equipe e política de reciclagem
l.       Uso da tecnologia, plano de modernização e eficiência
m.   Proposta para investimentos nos processos internos
n.     Clientes e referências (tempo em que a empresa presta serviços nos clientes)
o.     Aspectos Legais:  Lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012
p.     Alvará de Autorização publicado no Diário Oficial da União (validade anual)

2.     Certificados e Certidões:

          Fundamental verificação de todas as obrigações legais da empresa e certificação de que se encontra condições financeiras de liquidez.
          Em alguns estados, por exemplo São Paulo, deve se solicitar o CRS (Certificado de Regularidade em Segurança) que é emitido pelo SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo).

          2.1 Certificado de Regularidade em Segurança (CRS): O Certificado de Regularidade em Segurança é um documento emitido pelo SESVESP, entidade que promove integração e fortalecimento das empresas e companhias de segurança. A meta é melhoria das práticas dos profissionais da área, por meio de princípios éticos e morais elevados. O Certificado de Regularidade em Segurança é a garantia de que os serviços prestados serão executados por profissionais treinados e habilitados, com um alto padrão de qualidade e por uma companhia de segurança bem capacitada e legalizada.


3. Consultas ONLINE:

a.     Policia Federal site;
                                                    i.      http://www.pf.gov.br/servicos/seguranca-privada/consultas-de-empresas-declaracoes

b.     Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
                                                    i.     https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp

c.     Emissão Comprovante de Situação Cadastral no CPF dos sócios;
                                                    i.     https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp

d.     Atestado de Antecedentes fornecido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD);
                                                    i.     http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx

e.     Emissão Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
                                                    i.     http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATSPO/Certidao/CndConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?tipo=1

f.      Consulta à Certidão Negativa de Débito (CND) / Certidão Positiva de Débito com Efeitos de Negativa (CPD-EM);
                                                    i.     http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/cnd/cnd.html

g.     Consulta ao Histórico do CRF concedidos nos últimos 24 meses, bem como a situação de regularidade apurada na vigência da Circular CAIXA 204/2001;
                                                    i.     https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp

h.     Consulta Regularidade do Empregador – CRF ;
                                                    i.     http://www.fgts.gov.br/empregador/servicos_online/consulta_crf.asp








3.     VERIFICAÇÕES PERIÓDICAS IMPORTANTES:

a.     Todo o vigilante deve obrigatoriamente, a cada 2 anos, realizar cursos em academias especializadas devidamente registradas na Polícia Federal em que, além de treinamento específico, passam por testes psicológicos e são verificados documentos que garantem a idoneidade do profissional.

b.     Todo vigilante deverá sempre portar Cerificado Nacional de Vigilante (C.N.V.), documento emitido pela Policia Federal que certifica que o vigilante está em dia com as obrigações legais exigidas pela função.

4.     Uso de Armamento:

a.     A legislação sobre o porte de armas impõe obrigações rigorosas para as empresas que trabalham com segurança privada. As armas devem estar registradas em um sistema controlado pela Policia Federal ( SINARM) possuindo um número de registro no referido sistema. E outro ponto importante é que as armas devem se deslocar ao local de prestação após ser emitida uma Guia de Tráfego, que é um documento exigido pela Policia Federal, garantindo a legalidade do armamento no posto de serviço.

5.     Planejamento:

Todos os processos e atividades de segurança devem ser previamente planejadas, documentadas e disponibilizada de forma contínua. Um plano de segurança deve elaborar o registro das tarefas a serem executadas, o número mínimo e recomendado de contingente efetivo de vigilantes, controladores de acesso, líderes e agentes, assim como os sistemas de alarme, controle de acesso e monitoramento que serão utilizados. Contudo uma manual deve ser formalizado por escrito com todos os procedimentos, facilitando o processo de treinamento e execução das atividades de seus funcionários, onde alguns itens devem ser obrigatórios como;

5.1 Procedimentos de segurança adotados
5.2 Formato do controle de acesso
5.3 Planos de contingência
5.4 Postura do funcionário
5.5 Atendimento ao público
5.6 Plano de treinamento anual dos funcionários

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